Ladainha- Cântico que é entoado na Roda de Capoeira, tradicionalmente na capoeira Angola, que, seguido a tradição, deve ser cantada por um Mestre - o mais velho e/ou mais considerado -, ou, com a autorização do Mestre da Roda , por um dos Capoeiristas que vão "fazer um jogo", ao "pé do Berimbau". As Ladainhas trazem em seu bojo a história da Capoeira e de seus grandes personagens , concepções de mundo, orientações a algum aprendiz etc. Segundo os "Velhos Mestres" da Bahia, enquanto a Ladainha está sendo cantada, não se realiza nenhum "jogo físico", é necessário aproveitar o momento para dedicar-se à concentração máxima, tendo em vista o correto entendimento da(s) mensagem(ns) que nela está(estão) contida(s).


sábado, 1 de maio de 2010

Desapareceu no ar (Mestre Toni Vargas)

A roda tava repleta

Todo mundo estava lá

Eu no gunga estava alerta

Pois meu Mestre ia jogar

E quando meu mestre joga

Meu coração joga também

Eu vou quando ele vai

E venho quando ele vem

Berimbau tava arretado

O clima tava perfeito

Tudo muito organizado

Tudo bem, tudo direito

Os movimentos do Mestre

Eram poemas no ar

Era um artista jogando

A arte de se jogar

De repente veio um raio

Sem aviso do trovão

Engasguei no berimbau

Traído pela emoção

Numa fração de segundos

Eu vi meu Mestre no chão

É que o olhar de aluno

É lento pra acompanhar

Meu Mestre tinha sumido

Desapareceu no ar

Reapareceu sorrindo

Que é do jeito que ele faz

Era um negro roubando

A alma do capataz

Esse momento jamais

Vai sair da minha memória

Eu vi meu Mestre assinando

O seu nome na história

Vi Peixinho transformado

A maldade em brincadeira

Muito mais do que jogando

Sendo a própria capoeira… Iê viva meu Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário