Ladainha- Cântico que é entoado na Roda de Capoeira, tradicionalmente na capoeira Angola, que, seguido a tradição, deve ser cantada por um Mestre - o mais velho e/ou mais considerado -, ou, com a autorização do Mestre da Roda , por um dos Capoeiristas que vão "fazer um jogo", ao "pé do Berimbau". As Ladainhas trazem em seu bojo a história da Capoeira e de seus grandes personagens , concepções de mundo, orientações a algum aprendiz etc. Segundo os "Velhos Mestres" da Bahia, enquanto a Ladainha está sendo cantada, não se realiza nenhum "jogo físico", é necessário aproveitar o momento para dedicar-se à concentração máxima, tendo em vista o correto entendimento da(s) mensagem(ns) que nela está(estão) contida(s).


sexta-feira, 11 de março de 2011

Ladainhas, de Mestre Mintirinha

Ladainhas, de mestre Mintirinha


Eu até chorei
Quando vieram me avisar
Que o Grande capoeira partiu para nunca mais voltar
Prepare a manta mamãe...
Prepare o cavalo meu irmão...
A distancia é tão grande
Mas eu tenho que ir pra lá...
Vou, vou correndo como vou
E como vou
Meu cavalo como trota na ladeira
É a última homenagem que presto a esse Capoeira
E quando eu cheguei
Olha, eu não suportei
Sou cabra rude, macho e forte
Mas assim mesmo chorei
A tristeza era tão grande
Que o atabaque até furou
O pandeiro inconsolável para sempre se calou
Reco-reco amargurado caiu no chão, se quebrou
Somente o berimbau foi o que continuou
Prestando a sua homenagem a seu dono, seu senhor
Iê chora o berimbau
Iê chora o berimbau, Camará...
Iê lamenta o pandeiro
Iê lamenta o pandeiro, Camará...

E lá vou eu
Por esse mundo afora
Não tem dia nem tem hora
Agora é só eu e Deus
Viver sozinho
É a força do destino
Recordar essa lembrança
No meu peito a esperança
De ter você
Novamente nos meus braços
Te beijando, te abraçando
Louco, louco te amando
Agora é só eu e Deus
Agora é só eu e Deus, camará...

Luís Américo da Silva
Mestre Mintirinha

6 comentários:

  1. Amigo, você teria essa música em mp3?
    Há anos que a procuro e não consigo encontrar, abraço!

    ResponderExcluir
  2. alguem por favor sabe o nome ou link de download dessa ladinha????

    ResponderExcluir
  3. Musica muito linda
    Quantas saudades.
    Alguem podia por ela no you tube

    ResponderExcluir
  4. Linda música, me faz lembrar um amigo capoeira que se foi ��
    Na minha opinião é uma das melhores musicas do Mestre Mentirinha.

    ResponderExcluir
  5. Mestre mntirinha - toda bahia chorou(ladainha)

    muito boa link no youtube

    https://www.youtube.com/watch?v=czd946hs-3M&t=174s

    ResponderExcluir